quarta-feira, 4 de maio de 2011

Áreas Naturais Protegidas

O país está entre os três países de maior diversidade biológica do mundo . Possuem  enorme extensão territorial, entre os quais merecem ser citados: a Mata Atlântica, o Cerrado, o Pantanal, a Caatinga ou Semi- árido, a Floresta de Araucária, os Campos do Sul, as Zonas Costeiras e Insulares e os Manguezais.
O Pantanal pode ser muito mais rentável se conservado, do que se for destruído pela extração de ouro, criação de gado de forma extensiva, plantação de soja e uso de hidrovias. O mesmo se pode afirmar da Amazônia e de outros ecossistemas brasileiros.
“ O espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituindo pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção”
A probabilidade de que não existam impactos no meio ambiente natural com a presença de turistas é praticamente nula, o que devemos fazer é aprendermos a conviver com os problemas causados pelo turismo e administrá-los e permitir adotar uma gestão em que a sustentabilidade possa ser prioritária.
O planejamento em áreas naturais possibilita a integração de vários interesses econômicos, sociais, políticos e ambientalistas e contribui para que a conservação da biodiversidade integre-se em processos de desenvolvimento locais, regionais e nacionais. Dois importantes instrumentos do planejamento são: a avaliação do impacto e da capacidade de carga.



Nenhum comentário:

Postar um comentário