quarta-feira, 18 de maio de 2011
O PARQUE DAS TRILHAS está situado dentro do Sítio Guaramiranga, em uma área de 114 hectares de Mata Atlântica, na sede do município de Guaramiranga, há apenas 400 metros do centro comercial.
O Parque tem trilhas ecológicas que variam de 1,2 km a 3 km (caminhadas que duram de 30 a 90 minutos – as saídas para as trilhas acontecem em grupos de meia em meia hora e todas as trilhas são acompanhadas por um condutor) em meio a plantações de café orgânico, diversas fruteiras, espécies nativas, insetos e pássaros.
quarta-feira, 4 de maio de 2011
Áreas Naturais Protegidas
O país está entre os três países de maior diversidade biológica do mundo . Possuem enorme extensão territorial, entre os quais merecem ser citados: a Mata Atlântica, o Cerrado, o Pantanal, a Caatinga ou Semi- árido, a Floresta de Araucária, os Campos do Sul, as Zonas Costeiras e Insulares e os Manguezais.
O Pantanal pode ser muito mais rentável se conservado, do que se for destruído pela extração de ouro, criação de gado de forma extensiva, plantação de soja e uso de hidrovias. O mesmo se pode afirmar da Amazônia e de outros ecossistemas brasileiros.
“ O espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituindo pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção”
A probabilidade de que não existam impactos no meio ambiente natural com a presença de turistas é praticamente nula, o que devemos fazer é aprendermos a conviver com os problemas causados pelo turismo e administrá-los e permitir adotar uma gestão em que a sustentabilidade possa ser prioritária.
O planejamento em áreas naturais possibilita a integração de vários interesses econômicos, sociais, políticos e ambientalistas e contribui para que a conservação da biodiversidade integre-se em processos de desenvolvimento locais, regionais e nacionais. Dois importantes instrumentos do planejamento são: a avaliação do impacto e da capacidade de carga.
Ecoturismo
O ecoturismo procura fomentar a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente natural.Embora exista uma clara diferença entre o turismo de natureza e o ecoturismo.O ecoturismo tem como objetivo melhorar as condições de vida das populações receptoras, ao mesmo tempo que preserva os recursos e o meio ambiente natural e cultural com a prática turística.
O ecoturismo é algo mais que a publicidade de um cenário e a proteção de alguma espécie; pretende oferecer opção de desenvolvimento sustentável para as populações locais e regiões localizadas com escassas alternativas para o outro tipo de atividade produtiva, assim como gerar recursos para proteger efetivamente os ecossistemas.
Não é só uma atividade que une turismo e natureza, mas deve refletir também os objetos do desenvolvimento sustentável, incluindo, necessariamente, os aspectos socioculturais centrados particularmente na eqüidade social.
O turismo sustentável é o q não compromete a conservação dos recursos naturais.Busca a manutenção de um equilíbrio entre os três eixos: Suportável ecologicamente, viável economicamente e eqüitativo desde uma perspectiva ética e social.
O turismo de natureza desfruta os valores naturais de um território, mas não implica, necessariamente, atitude particular dos turistas.O turismo de natureza pode apresentar- se como insustentável.
O ecoturismo é a “viagem responsável que conserva o ambiente natural e mantém o bem- estar da população local”
O ecoturismo é aquela modalidade do turismo que consiste em viajar a áreas naturais relativamente pouco perturbadas com o objetivo específico de admirar, desfrutar e estudar sua paisagem, sua flora e sua fauna silvestre, assim como as manifestações culturais que ali se possa encontrar.
OS BENEFÍCIOS DO ECOTURISMO
Econômicos; A renda obtida com o ecoturismo pode ser considerável e tende a aumentar. Além da entrada que pode ser cobrada nas áreas protegidas, os turistas gastam com hotéis, comidas, transportes, pagamento de guias, compra de artesanato e outros produtos locais, artigos fotográficos etc.
Baixo impacto do ecoturismo;Disposto a causar o menor distúrbio possível e que respeitem os costumes locais.
Valor agregado ás áreas protegidas; O valor agregado pelo turismo pode ser o principal argumento para criação de áreas naturais, o ecoturismo tem favorecido a conservação da natureza.
O aumento do ecoturismo influencia, favoravelmente, as atividades educativas e científicas; Aumenta o interesse pelo estudo da flora e da fauna.
A conservação da biodiversidade é favorecida; Contribui para atrair a atenção sobre espécies em perigo de extinção e fomentar sua conservação.
O ecoturismo, da mesma forma que todo o turista, tem importante função de contribuir para o desenvolvimento sustentável, em especial dos países em desenvolvimento, desde que os diferentes atores e/ou interessados envolvidos tenham voz ativa no processo, e a palavra final esteja com as populações cujo território receberá os turistas e tudo de positivo ou negativo que possam trazer.
Assinar:
Postagens (Atom)